A gigante rede americana de fast-food McDonald´s sofreu uma pesada derrota judicial e perdeu o direito de usar a Marca Big mac, do seu mais famoso sanduíche, após travar uma longa disputa nos tribunais com a Supermac´s, uma famosa rede irlandesa de produtos alimentícios.
O McDonald´s perdeu a marca Big Mac por decisão do Escritório Europeu de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) que acabou se posicionando, favoravelmente, à rede irlandesa de alimentos, ao julgar uma ação judicial entre as duas empresas, que teve início em 2015, depois que a mais famosa rede americana de sanduíches tentou impedir a empresa irlandesa de registrar a marca Supermac´s na Europa, por entender que tal marca seria semelhante à sua marca McDonald´s, o que poderia lhe causar grandes prejuízos comerciais.
A intenção da rede irlandesa era expandir a marca Supermac´s por toda a Europa, que era um apelido de infância do fundador da empresa, Pat McDonagh.
Empresa Irlandesa pede cancelamento das marcas do McDonald´s
Em 2017, a empresa irlandesa, que tem mais de 100 restaurantes espalhados pela Europa, entrou com um pedido no órgão regulador da UE para que ele cancelasse as marcas “Mc” e “Big Mac” do McDonald´s, sob o fundamento de que a empresa americana tem o costume de registrar diversas marcas apenas com o objetivo de impedir o uso por concorrentes.
Em defesa, o McDonald´s juntou fotos de embalagens, anúncios publicitários, além de sites e textos publicados na internet, para comprovar a venda do sanduíche Big Mac pela Europa e manter o direito de uso sobre ela.
Porém, para o órgão regulador europeu, as provas anexadas ao processo pela empresa americana não foram suficientes para garantir o direito de uso sobre a marca Big Mac na Europa. Após esta decisão, o fundador da Supermac´s, deu a seguinte declaração para o jornal Independent:
“O objetivo original de nosso pedido de cancelamento foi esclarecer o uso indevido de uma marca registrada por essa multinacional para sufocar a concorrência. Temos dito há anos que eles vêm usando desse artifício”
McDonald´s recorrerá da decisão na Corte de Luxemburgo
O McDonald´s vai recorrer da decisão para a mais alta Corte da União Europeia, em Luxemburgo. Segue a nota emitida pela companhia americana sobre o caso:
“Estamos decepcionados com a decisão do EUIPO e acreditamos que essa decisão não levou em conta as evidências substanciais enviadas pelo McDonald’s provando o uso de nossa marca BIG MAC em toda a Europa”
Gostou deste conteúdo? Receba mais notícias como esta e outras novidades diretamente no seu email, de forma exclusiva e gratuita. Assine nossa Newsletter!
Fonte: O Globo