A música Million Years Ago da cantora britânica Adele foi impedida, por decisão liminar da 6ª Vara Empresarial da justiça do Rio de Janeiro, de ser reproduzida em plataformas digitais, rádios e outros locais de qualquer país, por ter sido considerada um plágio da música “Mulheres”, que foi composta por Toninho Geraes e que se popularizou na voz do cantor brasileiro Martinho da Vila. Em caso de descumprimento, deverá ser paga multa diária de 50 mil reais.
Entenda o caso
O compositor Toninho Geraes ingressou com ação de violação de direitos autorais contra a cantora Adele e a produtora dela, acusando-as de terem plagiado a música “Mulheres” na canção Million Years Ago.
Ele alega que, inicialmente, após tomar conhecimento da situação, chegou a enviar uma notificação extrajudicial para a artista e os representantes dela, com o objetivo de realizar um acordo, mas que não obteve resposta por parte deles.
Em 1995 surgia a canção Mulheres. Música Million Years Ago é de 2015
Notícias apontam que a música “Mulheres” surgiu no cenário musical brasileiro em 1995 e se tornou um grande sucesso após ser cantada pelo sambista Martinho da Vila, já tendo, inclusive, passado por algumas regravações. Por outro lado, a música Million Years Ago de Adele foi lançada no ano de 2015.
Leia também Por Plágio de Projeto de Layout, Stone é Condenada Pela Justiça
Briga judicial pode ir longe
Independente do desfecho que esta história tomará, certo é que esta briga judicial entre o compositor Toninho Geraes e a cantora Adele pode ganhar ainda muitos capítulos nos tribunais, nos próximos meses, inclusive com a possibilidade da liminar ser derrubada, caso os réus recorram da decisão.
Fonte: G1
Imagem: Microsoft