O número de reclamações em redes sociais contra empresas varejistas e prestadoras de serviços, embora venham aumentando ao longo dos tempos e ajudando as pessoas a resolverem diversos tipos de problemas, podem também desencadear em processos judiciais contra os próprios consumidores, segundo reportagem publicada na edição de  ontem, dia 20/07/14, do jornal carioca O Globo.

Isso acontece porque diversas empresas vêm ingressando com processos judiciais indenizatórios contra o seus próprios clientes, por não concordarem com a forma com a qual muitos levam suas reclamações para as redes sociais, por meio da utilização de palavrões, ofensas, fotos e vídeos vexatórios e até de histórias inverídicas.

Reclamações em redes sociais devem ser feitas com responsabilidade

De acordo com as empresas que vem recorrendo ao Poder Judiciário para coibirem esse tipo de situação, os consumidores deveriam efetuar suas reclamações em redes sociais com mais responsabilidade, sem exageros, procurando os canais de comunicação corretos disponibilizados por grande parte das instituições, como por exemplo SAC,  a fim de conseguirem obter uma solução rápida e eficiente para os problemas que enfrentam durante a compra de produtos e/ou a prestação de serviços, sem que, para tanto, se utilizem de condutas que possam denegrir a imagem e a reputação das empresas.

Segundo a reportagem do Jornal O Globo, na maioria dos processos, as empresas acabam optando pela desistência das ações judiciais quando os consumidores aceitam retirar as reclamações das redes sociais. Porém, quando essa composição não acontece, o judiciário vem proferindo sentenças favoráveis às empresas, condenando os consumidores, em muitos casos, ao pagamento de indenizações que podem alcançar, em média, 10 (dez) salários mínimos.

Para evitar que suas reclamações em redes sociais virem dor-de-cabeça, devem os consumidores seguir algumas regras de conduta antes de tomarem qualquer tipo de atitude. Abaixo, listamos algumas das dicas indicadas pela reportagem:

  • SAC – O consumidor deve procurar o serviço de atendimento ao cliente das empresas antes de publicarem suas reclamações na internet;
  • Falar a verdade – Falar a verdade na hora do consumidor publicar suas reclamações em redes sociais é fundamental para solucionar os problemas. Inventar algo que não aconteceu apenas vai piorar a situação.
  • Não utilizar expressões ofensivas – A utilização de palavras e expressões ofensivas contra as empresas durante uma publicação numa rede social além de não ajudar na resolução do problema pode desencadear em ações judiciais contra os próprios autores das reclamações. Jamais faça uso delas.

Fonte da notícia: Jornal O Globo

 

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