reajuste do aluguel

É cabível ao locador promover o reajuste do aluguel após o imóvel sofrer obras de melhoria com a autorização do proprietário, conforme decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) durante julgamento do ERESP Nº 1.411.420.

Segundo o STJ, o valor do aluguel proposto em ação revisional de locação deve levar em consideração o atual valor de mercado do imóvel.

No caso concreto, o proprietário de um hospital ingressou com ação revisional de aluguel contra os locatários pedindo que o reajuste do aluguel fosse aumentado de 63 mil para quase 350 mil reais, com base no entendimento de que o imóvel sofreu valorização de mercado após a  área edificada ter sido aumentada em 5 vezes por obras de melhoria feitas pelo locatário com a sua autorização.

 

Valor de mercado deve ser considerado no reajuste do aluguel

A tese adotada pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, seguindo o voto da relatora do caso, foi de que em ação revisional o novo aluguel proposto deve considerar o valor de mercado atingido pelo imóvel após obras de melhoria feitas no local.

Caso isso não fosse possível, na visão do STJ, perderia o locador a possibilidade de usufruir dos frutos da valorização do seu imóvel.

Assine gratuitamente nossa newsletter. Clique aqui.

Os ministros Humberto Martins e Luís Felipe Salomão ficaram vencidos no julgamento. Para eles, os recorrentes não conseguiram demonstrar semelhança entre a tese recursal com outros casos citados no recurso (ERESP 1.411.420).

Fonte: Consultor Jurídico

Conheça nossos serviços jurídicos na área de Direito Imobiliário.

Fale conosco sobre o seu caso clicando aqui.

WhatsApp chat