A japonesa marca YAKULT, que comercializa leite fermentado, acaba de obter o registro da marca de alto renome no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
A empresa havia protocolado o pedido no INPI no ano de 2020, alegando que a embalagem tridimensional do produto é um símbolo da Yakult, além de possuir grande distintividade e exclusividade no mercado de leites fermentados.
EMBALAGEM DA MARCA YAKULT GANHA PROTEÇÃO POR 10 ANOS
Quando analisou o caso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial reconheceu que a embalagem do Yakult possui grande apelo entre os consumidores da marca e que ela é diretamente associada ao produto da empresa japonesa mesmo quando desprovida do rótulo.
Leia também Reconhecimento de Marca de Alto Renome Gera Efeitos Futuros
Aqui vale um parênteses. Ao conseguir o registro de alto renome para uma marca, o titular dela passa a ter o direito exclusivo de utilizá-la no país por 10 anos, em todas as classes registráveis no INPI, independente de ser protegida em cada uma delas.
Assim como a Yakult, diversas outras empresas conseguiram o registro como marcas de alto renome no INPI neste ano de 2023, como, por exemplo, Whatsapp, Google, Santander, Gillette e outras.
Fonte: Portal Intelectual