Em decisão noticiada no final de 2023, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que a cobrança de direitos autorais pela execução pública de obra musical, sem prévia autorização, pode ser realizada ainda que ausente a finalidade lucrativa.

A discussão teve início em uma ação movida pelo Escritório Central de Arrecadação (ECAD) contra um município de São Paulo após o mesmo ter reproduzido músicas em um evento público sem obter autorização dos autores e sem recolher a taxa de direitos autorais (royalties). 

direitos autorais pela execução pública

Após ser condenado em primeira instância a pagar 15% do custo total dos eventos pela reprodução mecânica das músicas e 10% pela execução ao vivo das obras, e de não conseguir reverter a situação no Tribunal de SP,  o réu resolveu recorrer para o Superior Tribunal de Justiça.

Leia também Música em Transporte Coletivo Gera Cobrança de Direitos Autorais

E ainda Uso Não Autorizado de Letra de Música em Programa de TV Viola Direitos Autorais

 

Ausência de fim lucrativo como justificativa

No Recurso apresentado ao STJ, o réu alegou que, nestes casos, o pagamento de direitos autorais apenas é devido quando o uso da obra autoral visa a obtenção de lucro.

A ministra Nancy Andrigui destacou que tal inexigibilidade, de fato, vigorou no país durante a vigência da Lei nº 5.988/73), mais precisamente por força do que previa o artigo 73 da norma.  

Porém, com a entrada em vigor da atual Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98) a cobrança dos direitos autorais pela execução pública de obras musicais passou a ser exigida independente do caráter lucrativo do evento, pelo fato de o artigo 68 da vigente legislação (equivalente ao art. 73 da lei revogada) ter excluído a expressão “que visem lucro direto ou indireto“. 

E foi com este entendimento que a Terceira Turma do STJ, seguindo o voto da ministra Nancy Andrigui, manteve a condenação do município paulista após ter rejeitado o Recurso dele.

Fonte: STJ

Para falar com um especialista em direitos autorais sobre o seu caso envie uma mensagem para o nosso Whatsapp clicando aqui.

WhatsApp chat